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As ligas Al-Mg (série 5XXX) constituem um importante grupo de ligas de alumínio não tratáveis termicamente, ou sejam, não são endurecíveis por tratamento térmico de solubilização e envelhecimento, mas sim por solução sólida e encruamento (trabalho mecânico). Além desse ganho de resistência mecânica, o magnésio permite a essas ligas manterem um elevado nível de dutilidade, assim como excelente resistência à corrosão e soldabilidade [3].
A temperatura eutética dessas ligas é 450 ºC e o teor de magnésio que corresponde ao ponto eutético é de 35 %. A fase em equilíbrio com o alumínio é a Al3Mg2 (37,3 % de magnésio), embora esta composição esteja um pouco fora da faixa que corresponde a essa estequiometria (34,8 a 37,1 %). A fase Al8Mg5 (36% de magnésio) corresponde à composição da fase sólida e é muito facilmente encontrada nas ligas Al-Mg. A solidificação em equilíbrio termodinâmico só pode ser obtida com taxas de resfriamento inferiores a 0,000005 ºC/h. A solidificação em condições de não equilíbrio leva à segregação, com a fase Al8Mg5 aparecendo para teores de magnésio tão baixos como 4 ou 5 %. Esta fase é frágil abaixo de 330 ºC, mas apresenta alguma plasticidade em temperaturas mais altas [3].
Entretanto, como a solubilidade do magnésio no alumínio é elevada, na maioria das vezes o alumínio permanece em solução sólida no magnésio, embora à medida que o teor de magnésio aumenta o mesmo passa a aparecer no eutético contendo Al3Mg2. Quando o teor de silício nas ligas Al-Mg é relativamente alto (cerca de 0,5 %, por exemplo), forma-se a fase Mg2Si, a mesma fase responsável pelo endurecimento por precipitação nas ligas Al-Mg-Si (série 6XXX). Nas ligas Al-Mg quando o teor de magnésio supera 3,5 % a fase Al3Mg2 pode se precipitar nos contornos de grão ou dentro dos grãos, o que geralmente ocorre mediante aquecimento a temperaturas relativamente baixas. O cromo é um elemento de liga importante e pode formar dispersóides do tipo Al18Cr2Mg3. Quando o manganês está presente as fases ricas em ferro tornam-se complexas, havendo a formação de dispersóides do tipo Al6Mn, mas que também podem conter cromo. O trabalho a frio de ligas Al-Mg produz acentuadas bandas de deformação, decoradas por precipitados ricos em magnésio [3].
As ligas Al-Mg são aquelas que possuem a melhor combinação de resistência mecânica, resistência à corrosão e dutilidade, possuindo propriedades mecânicas intermediárias entre as das ligas da série 3XXX (Al-Mn) e as ligas endurecíveis por precipitação (Al-Cu, Al-Mg-Si e Al-Zn-Mg, séries 2XXX, 6XXX e 7XXX respectivamente) [1]. São utilizadas em aplicações nas quais se exige razoável resistência mecânica com excelente resistência à corrosão. Ligas Al-Mg com teores variando entre 3 e 5 % são muito utilizadas na indústria naval, na fabricação de diversos componentes de navios [2]. As ligas 5042, 5352, 5082 e 5182 são usadas na fabricação de tampas para latas de bebidas, mais freqüentemente as ligas 5082 e 5182. A liga 5182, assim como a 5052, também é usada na indústria automobilística. As ligas 5356, 5554 e 5556 são usadas como metais de adição na soldagem [3].
As ligas Al-Mg de uso comercial mais antigo são a 5052, 5154 e 5056. Existem poucas ligas Al-Mg essencialmente binárias como a 5005 e a 5050, já que a maioria contém elementos formadores de dispersóides, tais como o cromo, o manganês e o titânio, em um total que pode variar de 0,25 a 1 %. A liga Al-Mg com maior resistência mecânica é a 5456 , seguida de perto pela 5083 e, num nível mais baixo, pela 5086. Outras ligas com menor resistência mecânica são a 5454, 5082 e 5182. Os mais baixos níveis de resistência mecânica correspondem às ligas binárias (5005 e 5050) [3].
Produtos trabalhados mecanicamente de ligas Al-Mg estão sempre disponíveis na têmpera O (recozido) e em uma ou mais das têmperas H1, H2 e H3 (trabalhadas com diferentes níveis de encruamento). As ligas Al-Mg combinam uma ampla faixa de níveis de resistência mecânica com a facilidade de serem conformadas e soldadas (inclusive processos de soldagem a arco), além da elevada resistência à corrosão. A resistência mecânica da solda em ligas Al-Mg eqüivale às de outras ligas recozidas, além de apresentar boa dutilidade. Ligas com teores de magnésio superiores a 3,5 % apresentam menor soldabilidade do que ligas com teores de magnésio mais elevados. Entra as ligas usadas na fabricação de eletrodos de soldagem estão a 5356, a 5554 e a 5556. Em geral as ligas usadas como metais de adição são semelhantes ao metal base que está sendo soldado, com exceção da adição de titânio necessária para o refino dos grãos da microestrutura do metal de solda [3].
Embora as ligas Al-Mg estejam classificadas como ligas não endurecíveis por precipitação, por não apresentarem ganho de dureza devido à precipitação, em ligas como a 5083, 5086, 5056 e 5456 o teor de magnésio supera o limite de solubilidade, fazendo com que, em condições termodinamicamente favoráveis como temperaturas elevadas, ou mesmo longos tempos à temperatura ambiente, ocorrer precipitação das fases Al3Mg2, Al3Mg5 ou Al8Mg5 nos contornos de grão, que, em vez de proporcionar algum ganho de dureza, causa problemas como aumento da susceptibilidade à corrosão nos contornos de grão e diminuição da resistência à corrosão sob tensão. Esse problema resultou no desenvolvimento da têmpera (grau de encruamento) H116, de modo a eliminar, ou minimizar, essa instabilidade, permitindo um melhor aproveitamento das propriedades mecânicas e outras características favoráveis dessas ligas, que fazem com que elas sejam muito usadas para aplicações nas quais se deseja maior resistência mecânica do que a do alumínio comercialmente puro (série 1XXX). A elevada resistência mecânica e a boa soldabilidade dessas ligas fizeram com que elas estejam entre as ligas preferidas para algumas aplicações estruturais, para uso na fabricação de meios de transporte, nas indústrias de processamento e também para usos militares, nos quais se deseja boas propriedades balísticas e criogênicas [3].
As ligas Al-Mg também se destacam por uma ampla faixa de resistência e capacidade de apresentar excelente qualidade de acabamento superficial, como brilho intenso e baixa rugosidade. Essa combinação favorável amplia significativamente o uso dessas ligas, que com baixos teores de ferro e tratamentos adequados podem ser usadas na fabricação de acessórios para automóveis, componentes arquitetônicos e outras aplicações decorativas. As ligas geralmente usadas nessas aplicações são as ligas 5X57 e as ligas de uso mais geral, como a 5005 e a 5050. A estreita limitação dos teores de impurezas de muitas ligas 5X57 é um importante fator que contribui para a obtenção de acabamentos uniformes e brilhantes. O melhor acabamento é obtido para os níveis de impurezas mais baixos, como nas ligas 5252 e 5657 [3].
As tabelas 5.1 e 5.2 apresentam respectivamente a composição química e as principais propriedades mecânicas de algumas ligas Al-Mg mais utilizadas [3]:
Tabela 5.1 - Composição química de ligas Al-Mg (% em massa).
Liga | Mg | Mn | Cr | Ti | Al |
5005 | 0,8 | - | - | - | Restante |
5042 | 3,5 | 0,35 | - | - | Restante |
5050 | 1,4 | - | - | - | Restante |
5052 | 2,5 | - | 0,25 | - | Restante |
5252 | 2,5 | - | - | - | Restante |
5154 | 3,5 | - | 0,25 | - | Restante |
5454 | 2,7 | 0,8 | 0,12 | - | Restante |
5654 | 3,5 | - | 0,25 | 0,10 | Restante |
5456 | 5,1 | 0,8 | 0,12 | - | Restante |
5457 | 1,0 | 0,30 | - | - | Restante |
5657 | 0,8 | - | - | - | Restante |
5082 | 4,5 | - | - | - | Restante |
5182 | 4,5 | 0,35 | - | - | Restante |
5083 | 4,4 | 0,7 | 0,15 | - | Restante |
5086 | 4,0 | 0,45 | 0,15 | - | Restante |
Tabela 5.2 - Propriedades Mecânicas de ligas Al-Mg.
Liga | Têmpera | Resistência à tração (MPa) | Resistência ao escoamento (MPa) | Alongamento em 50 mm (%) | Dureza Brinell (HB) | Resistência à fadiga (MPa) |
5005 | O | 125 | 40 | 25 | 28 | - |
5005 | H34 | 160 | 140 | 8 | 41 | - |
5005 | H38 | 200 | 185 | 5 | 55 | - |
5042 | H19 | 360 | 345 | 4,5 | - | - |
5050 | O | 145 | 55 | 24 | 36 | 85 |
5050 | H34 | 190 | 165 | 8 | 53 | 90 |
5050 | H38 | 220 | 200 | 6 | 63 | 95 |
5052 | O | 195 | 90 | 25 | 47 | 110 |
5052 | H34 | 260 | 215 | 10 | 68 | 125 |
5052 | H38 | 290 | 255 | 7 | 77 | 140 |
5252 | O | 180 | 85 | 23 | 46 | - |
5252 | H25 | 235 | 170 | 11 | 68 | - |
5252 | H28 | 285 | 240 | 5 | 75 | - |
5154 | O | 240 | 115 | 27 | 58 | 115 |
5154 | H38 | 330 | 270 | 10 | 80 | 145 |
5154 | H112 | 240 | 115 | 25 | 63 | 115 |
5454 | O | 250 | 115 | 22 | 62 | - |
5454 | H34 | 305 | 240 | 10 | 81 | - |
5454 | H111 | 260 | 180 | 14 | 70 | - |
5454 | H112 | 250 | 125 | 18 | 62 | - |
5056 | O | 290 | 150 | 35 | 65 | 140 |
5056 | H18 | 435 | 405 | 10 | 105 | 150 |
5056 | H38 | 415 | 345 | 15 | 100 | 150 |
5456 | O | 310 | 160 | 24 | - | - |
5456 | H112 | 310 | 165 | 22 | - | - |
5456 | H116 | 350 | 255 | 16 | 90 | - |
5457 | O | 130 | 50 | 22 | 32 | - |
5457 | H25 | 180 | 160 | 12 | 48 | - |
5457 | H28 | 205 | 185 | 6 | 55 | - |
5657 | O | 110 | 40 | 25 | 28 | - |
5657 | H25 | 160 | 140 | 12 | 40 | - |
5657 | H28 | 195 | 165 | 7 | 50 | - |
5082 | H19 | 395 | 370 | 4 | - | - |
5182 | O | 275 | 130 | 21 | - | - |
5182 | H19 | 420 | 395 | 4 | - | - |
5083 | O | 290 | 145 | 22 | - | - |
5083 | H116 | 315 | 230 | 16 | - | 160 |
5086 | O | 260 | 115 | 22 | - | - |
5086 | H34 | 325 | 255 | 10 | - | - |
5086 | H112 | 270 | 130 | 14 | - | - |
5086 | H116 | 290 | 205 | 12 | - | - |