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FecharArtigo Científico | Inglês | 07/12/2006
Autores: Khosrow Ghavami, Mehran Rastani, Mohammad Reza Khedmati
Palavras-chave: buckling load, carga de flambagem, ductilidade, ductility, elementos fintos., finite element method (fem), intermittent welds, placas enrijecidas, resistência última, solda intermitente, stiffened plates, ultimate strength, weld gap
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa é a caracterização da carga última e ductilidade de placas enrijecidas com soldas não–contínuas, sujeitas à compressão axial. Para tanto, são realizadas análises numéricas detalhadas nas placas enrijecidas sob compressão axial com três tipos de solda. Para obtenção da resposta elasto–plástica não–linear, as placas são submetidas a carga de compressão até que haja o colapso. As placas enrijecidas selecionadas para análise, nesse estudo, são oriundas de estruturas da plataforma de navios de grande calado e de embarcações de canal de pequeno calado. São considerados três procedimentos diferentes para soldar o enrijecedor à placa, que são: solda contínua, solda intermitente e solda alternada por faixa. É dada uma atenção especial para a modelagem de elementos finitos das soldas. Alguns testes disponíveis, na literatura, foram analisados a partir da aplicação do método de elementos finitos FEM, mostrando a confiabilidade do programa.
Abstract: Strength and ductility characteristics of non–continuously welded stiffened plates under in plane axial compression are the main focus of this research. A series of detailed numerical analyses of stiffened steel plates subjected to in plane compressive load is performed. Complete equilibrium paths are traced up to collapse for non–linear elastoplastic response of stiffened plates. Stiffened plates are selected from the deck structure of real sea–going ships and inland waterway vessels. Three different stiffener–to–plate welding procedures are considered: continuous, chain intermittent and staggered intermittent fillet welding. Special attention is paid to the finite element modeling of the fillet welds in either of welding practices. Some available tests are simulated applying finite element method.