Atenção
Fechar
Para aplicações específicas nas quais é necessária resistência ao aquecimento, são utilizados os aços mostrados na tabela 1.14.
Tipo |
UNS |
C |
Mn |
S |
P |
Si |
Cr |
Mo |
Outros |
0,5Cr-0,5Mo |
K12122 |
0,10-0,20 |
0,30-0,80 |
0,040 |
0,040 |
0,10-0,60 |
0,50-0,80 |
0,45-0,65 |
--- |
1Cr-0,5Mo |
K11562 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,045 |
0,045 |
0,50 |
0,80-1,25 |
0,45-0,65 |
--- |
1,25Cr-0,5Mo |
K11597 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,030 |
0,030 |
0,50-1,00 |
1,00-1,50 |
0,54-0,65 |
--- |
1,25Cr-0,5Mo |
K11592 |
0,10-0,20 |
0,30-0,80 |
0,040 |
0,040 |
0,50-1,00 |
1,00-1,50 |
0,54-0,65 |
--- |
2,25Cr-1Mo |
K21590 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,040 |
0,040 |
0,50 |
2,00-2,50 |
0,87-1,13 |
--- |
3Cr-1Mo |
K31545 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,030 |
0,030 |
0,50 |
2,65-3,35 |
0,80-1,06 |
--- |
3Cr-1MoV |
K31830 |
0,18 |
0,30-0,60 |
0,020 |
0,020 |
0,10 |
2,75-3,25 |
0,90-1,10 |
0,02-0,03 V; 0,001-0,003 % B; 0,015-0,035 % Ti |
5Cr-0,5Mo |
K41545 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,030 |
0,030 |
0,50 |
4,00-6,00 |
0,45-0,65 |
--- |
7Cr-0,5Mo |
K61595 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,030 |
0,030 |
0,50-1,00 |
6,00-8,00 |
0,45-0,65 |
--- |
9Cr-1Mo |
K90941 |
0,15 |
0,30-0,60 |
0,030 |
0,030 |
0,50-1,00 |
8,00-10,00 |
0,90-1,10 |
--- |
9Cr1Mo-Outros |
--- |
0,08-0,12 |
0,30-0,60 |
0,010 |
0,020 |
0,20-0,50 |
8,00-9,00 |
0,85-1,05 |
0,40% Ni; 0,18-0,25% V; 0,06-0,10 % Nb; 0,03-0,07%N;-,04 5 Al |
A classificação dos aços utilizados em aplicações aeroespaciais, estabelecida pela MAS (Aerospace Materials Specifications), endossada pelas SAE (Society of Automotive Engineering) são apresentadas nas tabelas 1.15 (aços carbono) e 1.16 (aços ligados).