Atenção
Fechar
A Tabela 180 apresenta propriedades típicas desses materiais, de acordo com as estruturas e adições.
Tabela 180 – Propriedades mecânicas de vários tipos de ferros fundidos de grafita compactada, à temperatura ambiente.
A figura 242 indica que a resistência à tração do ferro fundido de grafita compactada diminui à medida que aumenta o carbono equivalente; mas a velocidade de decréscimo dessa propriedade é menor do que no caso do ferro fundido cinzento.
Fig. 242 – Influência do carbono equivalente sobre a resistência à tração de ferro fundido cinzento, ferro nodular e ferro fundido de grafita compactada.
A elevação do teor de silício de 1,2 a 2,6% resulta num aumento do limite de resistência à tração, limite de escoamento e dureza, tanto na condição fundida como na recozida.
O limite de fadiga apresenta uma relação com a resistência à tração em torno de 0,45.
Num ferro fundido de grafita compactada de matriz predominantemente perlítica, a resistência à compressão é cerca de três vezes superior à resistência à tração.
O comportamento desse material a temperaturas de 500°c, sob o ponto de vista de dilatação e formação de casca de óxido é mais ou menos idêntico ao dos ferros fundidos cinzentos de composição semelhante. Contudo, a resistência à formação de casca de óxido e à expansão a 600°C é superior à do ferro fundido cinzento.
O ferro fundido de grafita compactada tem substituído com vantagens o nodular em aplicações em que este último não pode ser empregado devido sua condutibilidade térmica mais baixa e sua tendência de empenar.